Coque Samurai

Olá, meus camaradas! Como vocês estão? Espero que estejam todos bem ;)

Hoje nossa resenha abordará um estilo de cabelo que ganhou bastante importância no mundo das tendências na metade final de 2015 e que entra 2016 com um fôlego renovado: o famoso coque samurai. No artigo, vou tentar explicar um pouco da origem desse corte de cabelo, o porquê ele ganhou tanta importância em tão pouco tempo e para finalizar, vou dar algumas dicas de cuidados com o cabelo e de como fazê-lo, ok?

coque samurai

Vocês me acompanham nessa jornada, meus brothers? Então peguem aquele belo copo de cerveja ou aquela caneca com café, acomodem-se e vamos lá!

A origem do coque samurai

Como o próprio nome do corte de cabelo sugere, a origem do coque samurai é antiga, muito antiga. Porém, diferentemente do que podemos achar, não eram apenas os samurais japoneses que utilizavam tal estilo de cabelo: os guerreiros vikings escandinavos e os bárbaros europeus também se utilizavam de tal artimanha. E não era algo estético apenas: amarrar o cabelo no alto da cabeça ou na nuca permitia que os guerreiros se movimentassem sem que o mesmo os atrapalhasse.

coque samurai chinês

Imagine: você é um glorioso viking, famoso por pilhar inúmeras vilas e portos e numa batalha na qual você, medindo forças com um camponês qualquer, poderia ganhar com toda a facilidade do mundo, acaba com o cabelo em frente aos olhos e nesse momento de oportunidade, o camponês acerta um golpe fatal em você. Seria ridículo! E exatamente para evitar tais cenários, os guerreiros que possuíam longas e gloriosas madeixas as amarravam antes de cada treino ou embate.

cabelo viking

Fato é que o coque samurai nunca deixou de usado por completo. Em épocas passadas ele foi utilizado com bem menos frequência, porém, recentemente ele foi ressuscitado e novamente virou moda entre os homens que gostam (e podem) ter um cabelo médio ou longo. Outro fato também é que ninguém hoje em dia carrega uma espada ou um machado de batalha no seu cotidiano, portanto é apenas algo estético e visual. Mas isso vocês todos já sabem, não é? :D

coque masculino
coque para homens

O coque samurai hoje

As facilidades do nosso cotidiano (e por “facilidades”, leiam: a falta de batalhas sangrentas, a relativa calma e tranquilidade e a chance de gastar dinheiro com estética) permitiram que o coque samurai fosse ressuscitado com sucesso e hoje, uma boa quantidade de homens cabeludos usam esse tipo de corte de cabelo. Claro que o fato de inúmeras estrelas de cinema e atores famosos, assim como jogadores de futebol multimilionários e pseudo celebridades da Internet e da mídia em geral utilizarem esse tipo de cabelo também contribuiu (e bastante) para o reaparecimento dos “guerreiros medievais modernos”.

chris hemsworth

brad pitt

gareth bale
jared leto

A única real necessidade para que os coques samurais possam ser feitos é um cabelo longo. Após isso, basta fazer o coque (que sequer precisa de algo para amarrá-lo e segurá-lo). Tal facilidade também influenciou para que ter um coque samurai fosse tendência. E, é claro, como todo bom e famoso corte de cabelo, a quantidade de variações e alternativas cresce a cada dia e não é raro encontrar alguém com os lados da cabeça raspados e com o coque samurai ou com o coque e mais abaixo, o cabelo amarrado novamente. Qualquer alternativa e variação é sempre válida, uma vez que a moda e as tendências estão sempre em mudança, de qualquer maneira.

coque samurai undercut

coque masculino diferente

Aproveitando o espaço, tenho que falar da relação “coque samurai e barba“. Apesar de não ser algo obrigatório (de fato nada é obrigatório), o efeito final pode ficar bem interessante. A barba longa ou média, com mais de um mês de cultivo é capaz de “amplificar” o efeito que o coque samurai causa, deixando você com uma aparência mais agradável e de fato, relembrando os guerreiros de outrora. É algo interessante, portanto, pense nisso.

coque samurai com barba

Cuidados e considerações finais

Bom, acho que todos nós sabemos que os cabelos longos naturalmente precisam de uma dose diária grande de cuidados, para que cresçam livres, bonitos e sedosos. Mas os usuários de coques samurais (assim como todos aqueles que costumam prender o cabelo de alguma maneira) precisam ter um cuidado a mais: na hora de prender o cabelo, não faça um nós muito forte e tente não prender o cabelo tão próximo da cabeça, pois assim você estará forçando o cabelo e o couro cabeludo e isso pode resultar em queda precoce dos mesmos. E outra, não passe tanto tempo por dia com os cabelos presos, ok? Na hora de dormir, não se esqueça de soltá-los, assim como quando estiver em casa tranquilo e calmo.

cabelo longo masculino

Importante: todas as fotos que utilizei nesse post são meramente ilustrativas. Elas estão aqui apenas para deixar o artigo mais prático, dinâmico, simples e com referências visuais. Não possuo, vendo ou revendo quaisquer dos itens, acessórios e serviços aqui mostrados.

Vale a pena ler também:

Cortes de Cabelo Masculino para 2016

60 modelos de cortes de cabelo masculino

Tipos de barbas para homem

Enfim, é isso, meus companheiros. Agradeço à cada um de vocês que acompanhou durante esse artigo. Possui alguma dica, sugestão ou dúvida para compartilhar comigo e com os outros leitores do site? Não hesite e comente aqui embaixo! Não se esqueça também de curtir nossa página no Facebook aqui do lado e de nos seguir no Twitter aqui, onde de tempos em tempos, coloco algumas dicas sobre comportamento e moda masculina.

Abraços e fiquem bem, guerreiros modernos!

 

4 Comentários em Coque Samurai

  • Gabriel Woou Disse:

    Cara, “sem querer” encontrei esse site. Sou universitário e estou meio que sem grana para cortar o cabelo (triste realidade), por isso estou sendo “obrigado” (kkk) a usar o cabelo um pouco maior do que uso. Então me veio a ideia de pentear meu cabelo igual do Gareth Bale (jogador de futebol), nisso fui pesquisar o corte dele e acabei achando esse site/blog. Mas em relação ao post, muito bom, vou deixar meu cabelo crescer e tentar usar o coque com suas dicas. Muito obrigado

    • Gustavo Disse:

      Obrigado pelos elogios e espero que o post tenha te ajudado de alguma maneira, Gabriel. Volte sempre, pois mensalmente (em média), eu posto algo diferente sobre estilo e moda para homens.
      Abraço.

  • jonn Disse:

    Esse corte era comum na China por milênios, pode ser visto em várias pinturas e estátuas, mas não existe nada assim em bárbaros germânicos/nórdicos, ao contrário, esses sempre deixavam o cabelo crescer de modo qualquer modo….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>