Tipos de Gravatas

Olá, meus brothers! Tudo tranquilo com vocês? Bora pra mais um post informativo e (quase) cheio de boas dicas e uma visão (não tão) profissional sobre moda e tendências de moda para nós, homens? Hoje, nossa resenha abordará os variados tipos e usos de gravatas no nosso dia a dia e quando elas podem (e devem) ser utilizadas e quando não é necessário. Prontos? Vocês me acompanham nessa jornada? Então, vamos lá!

Bom, todos sabemos que as gravatas (assim como os ternos) são peças de roupa e acessórios especiais e a não ser que você trabalhe num escritório de advocacia ou em em algum órgão oficial do governo nacional, são peças de roupas dispensáveis no cotidiano. Os ternos e gravatas são peças de roupa e acessório extremamente formais, pesadas e indicam importância ou ocasiões muito relevantes. Mas isso todos sabemos, não é mesmo? Vamos para a parte que NÃO sabemos agora?

Uma bela gravata vermelha standard

Uma bela gravata vermelha standard

Os tipos e estilos de gravatas

Para os desavisados (inclusive eu), existem alguns tipos diferentes de gravatas, além daquele modelos longos tradicionais e da sempre simples e útil gravata borboleta. É claro que os modelos que existem no mercado acabaram de uma maneira ou outra sendo criados à partir desses dois modelos mais famosos, porém é até reconfortante saber que existem outros modelos de tal acessório tão padronizado. Afinal, é assustador não possuir opções! Pensem no seguinte cenário: vocês chegam em uma loja especializada em acessórios masculinos ou roupas em geral, acomodam-se e começam a testar um modelo de camiseta, por exemplo, e quando terminam, pensam “Hum, não ficou muito boa em mim… preciso de outro modelo” e quando sai do provador, percebe que não há opções! Era aquela camiseta mesmo ou nenhuma! E sim, a falta de opções (com roupas e acessórios de beleza e moda mais ainda!) é algo assustador.

gravata masculina

Basicamente, existem 3 modelos principais de gravata: os modelos padrão ou standard, os modelos skinny ou slim e as gravatas borboleta. À partir desses modelos, podemos encontrar mais alguns modelos que diferem em comprimento total, design e estilo de confecção (por enquanto não conversaremos sobre os variados tipos de nós que podem ser feitos nas mesmas). Vou tentar ilustrar melhor isso tudo de uma maneira prática e dinâmica (ao meu ver, claro): colocarei algumas fotos e logo abaixo de cada uma, eu especificarei qual tipo de gravata aquela é e tentarei fornecer algumas infos a mais, ok? Vamos lá!

Imagem 1

gravata borboleta
Essa é uma gravata borboleta padrão, simples e bonita. Como podem ver, quando comparadas às gravatas longas tradicionais, as gravatas borboleta são bem menores e pouco chamativas, deixando que o terno chame a atenção. A praticidade da colocação e da retirada da mesma também são fatores que chamam bastante a atenção. A praticidade e a simplicidade reinam quando o assunto envolve as gravatas borboletas, meus brothers.

Imagem 2

gravata slim
As gravatas slim ou skinny possuem um estilo diferente, mais leve, simples e moderno que os modelos tradicionais. Possuem o mesmo comprimento (geralmente) que as gravatas convencionais, porém são menos alongadas nos lados. Basicamente, numa comparação boba, pense em uma calça ou terno slim: eles são mais modernos, leves e “magros” que os modelos convencionais, não são? Pois bem, essas são as gravatas slim.

Imagem 3

gravata azul royal
Uma boa escolha de gravata acaba passando por uma boa escolha de cor também, meus amigos. As gravatas com coloração mais leve costumam chamar pouca atenção quando o assunto é beleza e estilo, porém as que possuem cores fortes se destacam. A gravata azul royal da foto acima é um belo exemplo disso. Percebam que o contraste entre a cor da gravata e do terno é bem chamativo e interessante.

Imagem 4

gravata rosa
Por quê não? O que lhe impede de usar uma bela gravata rosa? Aliás, como vemos na foto acima, quando combinada com um terno de coloração escura, a gravata rosa cai pode lhe cair muito bem! Faça o teste! A gravata da foto é um modelo convencional, utilizado por debaixo do terno. O resultado ficou sensacional!

Imagem 5

gravata dourada

Imagem 6

gravata verde

Imagem 7

gravata borboleta masculina
Um belo exemplo de gravata borboleta com um visual alternativo e diferenciado. Simples de ser colocada e retirada e combina com qualquer tipo de terno e roupa, como bem podem ver, independente da cor ou do estilo das mesmas.

Considerações finais e onde comprar

Bom, meus brothers, como viram, há uma boa quantidade e variedade de gravatas disponíveis no mercado e com certeza alguma irá lhe satisfazer. As gravatas são acessórios que utilizaremos pouco em nossas vidas (a não ser, como já citado anteriormente, que você trabalhe em algum órgão do governo ou em algum escritório de advocacia), mas utilizaremos e portanto não como fugir: temos que ter uma ou outra no armário ou guarda-roupas.

gravata
Compre aquele modelo que lhe chame e atenção e que você se sinta bem com ele, seja uma gravata borboleta, padrão ou slim. Escolha a cor que você mais gosta e pronto, problema resolvido. Mesmo que você não utilize nesse ano ou no próximo, guarde-a. Quando precisar, ela estará lá. Sem contar que são acessórios (geralmente) baratos. Outro ponto à favor, porém isso depende bastante da marca e do modelo, como tudo mais no mundo, claro.

Uma grande variedade de lojas de roupas vende gravatas variadas e as mesmas podem ser encontradas com facilidade em lojas físicas ou online. Caso precise de ajuda, é só pedir comentando aqui no artigo ou fã page.

Importante: todas as fotos que utilizei nesse post são meramente ilustrativas. Elas estão aqui apenas para deixar o artigo mais prático, dinâmico, simples e com referências visuais. Não possuo, vendo ou revendo quaisquer dos itens, acessórios e serviços aqui mostrados.

Vale a pena ler também:

Óculos de Sol Masculino

Bonés Bonitos e Estilosos

Pulseiras Masculinas

Enfim, é isso, meus companheiros. Agradeço à cada um de vocês que acompanhou durante esse artigo. Possui alguma dica, sugestão ou dúvida para compartilhar comigo e com os outros leitores do site? Não hesite e comente aqui embaixo! Não se esqueça também de curtir nossa página no Facebook aqui do lado e de nos seguir no Twitter aqui, onde de tempos em tempos, coloco algumas dicas sobre comportamento e moda masculina.

Abraços e fiquem bem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>